Informação sobre

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  • Área de Formação

    Produção Agrícola e Animal

  • Objectivos Específicos

    • Identificar a legislação/ regulamentação vigente na área de projetos de investimento agrícola;
    • Utilizar a plataforma PDR2020, explorando soluções para maior otimização do tempo;
    • Identificar e validar as condições de elegibilidade do promotor;
    • Elaborar checklist documental e validar os documentos integrantes;
    • Identificar os pontos críticos na análise do projeto (ponto de vista do avaliador);
    • Orientar o promotor do projeto na definição do investimento;
    • Descrever a viabilidade técnica de um projeto de investimento;
    • Preparar a fundamentação do projeto na vertente comercial;
    • Efetuar a orçamentação e a viabilidade financeira de um projeto;
    • Identificar os fluxos financeiros dos pagamentos;
    • Escolher a calendarização dos investimentos de acordo com a tipologia de investimento;
    • Identificar fontes de financiamento para investimentos agrários;
    • Elaborar e discutir um projeto de investimento
    • Descrever os direitos e obrigações dos promotores;
    • Definir o papel do projetista na implementação e acompanhamento do investimento;
    . Discutir custos de elaboração do projeto e do acompanhamento;
    • Definir formas de contratualização;
    • Refletir sobre princípios de ética e a deontologia do projetista em todo o processo.

  • Conteúdos Programáticos


    I – Legislação /Regulamentação
    II – Plataforma PDR
    III – Condições de elegibilidade do promotor
    IV – Checklist documental de formalização do projeto de investimento /financiamento
    V – Pontos críticos na análise do projeto (ponto de vista do avaliador)
    VI – Como orientar o promotor na definição do investimento (tipo, forma, ….)
    VII – Viabilidade técnica do projeto
    VIII– Orçamentação e viabilidade financeira
    IX– Fluxos financeiros dos pagamentos
    X – Deveres e obrigações dos promotores
    XI – Ética e deontologia
    XII – Fontes de financiamento para investimentos Agrários
    XIII – Papel do projetista na implementação e acompanhamento do investimento
    XIV – Custos de elaboração do projeto e do acompanhamento
    XV – Fundamentação do projeto na vertente comercial/MKT
    XI – Formas de contratualização
    XVI– Analise de 3 “Estudos de caso” de investimentos agrários ( em função das expetativas dos formandos )
    XVII – Apresentação e discussão dos projetos de investimento elaborados (avaliação de aprendizagem dos formandos)

  • Avaliação

    Avaliação continua (AC)
    a) Na Avaliação de aprendizagem são avaliados os seguintes critérios:
    Participação Ativa (colocação questões, tirar apontamento e expressão de opiniões criticas e fundamentais e gerar opiniões);
    Impacto de formação (evolução do perfil entrada com o perfil de saída );
    Resultados Alcançados (trabalhos individuais e de grupo);
    Conhecimento técnico global.
    b) Na avaliação comportamental são avaliados os seguintes itens:
    Interesse Demonstrado;
    Responsabilidade;
    Sociabilidade e Integração no Grupo;
    Capacidade de comunicação;
    Pontualidade;
    Assiduidade.

    Avaliação sumativa (AS)
    Vai-se realizar a avaliação sumativa para avaliar os conhecimentos adquiridos, recorrendo a uma prova prática (PP) efetuada individual, que consiste na realização e apresentação de um projecto de investimento:

    A avaliação final corresponde a uma média ponderada entre a avaliação o sumativa (AS) e a avaliação contínua /AC), corresponde a uma proporção de 70% a 30% respetivamente.
    Avaliação final = 70% AS+ 30% AC

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