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Área de Formação

Ciências Informáticas

Objectivos Específicos

1. Refletir sobre o papel e funções do Formador no Referencial da Qualidade da Certificação/ DGERT.
2. Cumprir os requisitos do referencial de qualidade da certificação no que se refere ao processo de conceção (planos de sessão e suportes pedagógicos).
3. Reconhecer práticas e métodos adequados na conceção de planos de sessão e outros suportes pedagógicos, segundo o referencial de qualidade da certificação

Conteúdos Programáticos

A) Papel e funções dos Formadores no Referencial da Qualidade da Certificação/ DGERT (Anexo II da Portaria nº208/2013, 26 de Junho).
B) Análise de Kits Pedagógicos: Planos de Sessão (análise de métodos, técnicas e atividades pedagógicas); Manuais de Formando e outros RTP’s (critérios pedagógicos).

Avaliação

No último dia vai-se realizar avaliação de reação para definir a satisfação perante o curso, o alcance dos objectivos da sessão e avaliação dos conhecimentos adquiridos.
Ao longo da formação (avaliação contínua) é realizada uma avaliação de aprendizagem e comportamento (AC).
Na Avaliação de aprendizagem são avaliados os seguintes critérios:
• Participação Ativa (colocação questões, tirar apontamento e expressão de opiniões criticas e fundamentais e gerar opiniões);
• Impacto de formação (evolução do perfil entrada com o perfil de saída );
• Resultados Alcançados (trabalhos individuais e de grupo);
• Conhecimento técnico global.
Na avaliação comportamental são avaliados os seguintes itens:
• Interesse Demonstrado;
• Responsabilidade;
• Sociabilidade e Integração no Grupo;
• Capacidade de comunicação;
• Pontualidade;
• Assiduidade.